sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Para que serve a igreja? colocar medo? ou fazer lavagem cerebral?


Eu frequentei uma igreja até completar meus 13 anos de idade,confesso que ia somente porque minha mãe me obrigava.
Meu sentimento quando estava lá dentro era de medo,muito medo...eu queria chorar,gritar,sair correndo...tudo por lá me depremia.Ver minha mãe chorar nas orações,me depremia.Escutar as palavras do pastor,me depremia.Na verdade a única coisa que sabiam dizer era que o mundo iria acabar um dia,e que esse dia estava próximo.E que as únicas pessoas que se salvariam eram aquelas que ali estavam.
Eu fico pensando: Para que serve a igreja?
Para nos deprimir?Para julgar as pessoas que não frequentam ela?Para fazer uma lavagem cerebral nas cabeças mais fracas?

Hoje mesmo meu filho chegou da escola dizendo que sua professora "evangélica",ficou deprimindo os alunos na sala de aula,dizendo que esse mundo vai se acabar logo,enfim,todo esses blá,blá,blás...
Meu filho ficou com muita raiva da professora!

Ontem eu também escutei meu vizinho, que é evangélico e que não fala baixo,discutindo com outra pessoa,dizendo assim:"Para ser pastor tem que ter jogo de cintura,tem que saber trazer os membros para a igreja,saber conquistar"...
Não sei porque mais me veio na cabeça na mesma hora,uma reportagem que assisti sobre o pastor Edir Macedo,num determinado joguinho de futebol,onde ele comentava com outros,digamos assim "estudantes da malandragem",como se atraía os rebanhos para a igreja...

Não sei,mais quanto mais o tempo passa,mais percebo um senso crítico crescendo em mim a esse respeito.
Bom,enfim,acreditar em Deus independe de religiões,e penso que ele também não faça restrições sobre isso.
Se estou errada ou certa,não cabe a mim saber,e nem a ninguém me julgar!

Só Deus sabe...

3 comentários:

  1. Olá, gostaria de parabenizá-la pelo blog e desejar boa sorte. Com relação ao assunto tratado, considero-o muito interessante e acho o seguinte: Desde criança, tenho observado o ir e vir de pessoas ditas religiosas, frequentadoras de igrejas, templos e ambientes parecidos e não vejo nessas pessoas nenhum traço no caráter que a diferencie das demais. Quero dizer, eu sempre supus que essas pessoas citadas, pudessem tornar-se melhores, diferenciadas, gostassem mais dos semelhantes, etc. Não, não existe essa diferença. A conclusão que eu chego é que as igrejas, não são capazes de cumprir o papel esperado dentro da sociedade. Isto porque elas, sem excessão, tem voltado o seu trabalho sempre para o lado do "lucro", do dinheiro, por meio da ganância e avidez capitalista. Os líderes religiosos encenam um papel hipócrita falando no que não acreditam, mas que os fiéis devem crer naquilo. Desde que estes, os fiéis,abasteçam os seus cofres, e fiquem imaginando numa vida melhor após a morte. Essa ideologia é a base da igreja, por isso ela usa um discurso hipnótico para os mais inocentes,(tolos) que acabam deixando o fruto do seu trabalho, na mão de um bando de ociosos, oportunistas que zombam da sua boa fé. Acredito que se as igrejas, representantes do papel espiritualizador resolvessem deixar de lado um pouco da ganância e do luxo que tanto prezam, e fizessem um trabalho mais voltado para o lado humano, a coisa ia ser diferente. Com certeza eu iria frequentar uma igreja com prazer e sentir que não estão olhando para o meu bolso e sim para minha alma. Tem mais coisas pra dizer, digo depois.

    ResponderExcluir
  2. Enise,

    Primeiro quero dizer que voc~e é muito inteligente! Ler suas postagens é realmente fabuloso. Você desde sempre tem o dom da escrita. Bom, quero reforçar sua opinião quanto a ingreja, acredito no que você escreve, as igrejas existem para deprimir as pessoas e julgar os que não frequentam ela. Não existe aquele fim do mundo que eles pregam. Um dia os planetas dos sistema solar ou não, irão se modificar, como num processo natural, como tudo se transforma. Mas esse sistema leva milhares de anos, e nós não estaremos aqui para ver, nem mesmo nossos filhos e netos. Temos sim que cuidar do nosso planeta, com pequenas ações de responsabilidade ambiental.
    Beijo e parabéns.

    Teu irmão.

    ResponderExcluir
  3. Enise!
    Educar nos valores: amar a si mesmo primeiro, somos inteiros e não metades... Lembre-se "amar ao próximo como a si mesmo". Em nome do amor as demais virtudes decorrem. Respeito é só consequência dessa relação amorosa com a Vida. A alegria é a nossa expressão. Por este sentimento vivo, aprendemos a tolerância, a solidariedade, a persistência...
    Sofrimento antes do "evangelho". Amor é palavra divina!
    "E ainda que tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse Amor, nada seria". (Da maravilhosa Epístola de São Paulo)
    Um prazer estar aqui neste teu cantinho!
    Um oásis na blogosfera!
    Abraços Afetuosos em Todos por aí...

    ResponderExcluir